Doenças psiquiátricas e afastamento do trabalho
- Braga & Lopes Advocacia
- 2 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Nas consultorias jurídicas, uma pergunta comum feita pelos clientes é: depressão pode causar afastamento? E outras doenças psiquiátricas? E a resposta é sim! Os motivos para o afastamento não dependem da qualidade da doença e sim do quadro clínico específico do paciente e de sua capacidade (ou não) para exercer sua atividade habitual.
Contudo, não se pode negar que doenças psiquiátricas se manifestam de forma diversa e não são verificáveis visualmente ou através de exames simples como uma radiografia.
Sendo assim, é fundamental que o relatório médico confeccionado pelo profissional responsável pelo acompanhamento do segurado esclareça toda a situação e aponte os sintomas, estágio do tratamento, medicamentos, terapias complementares e quaisquer informações relevantes que justifiquem a necessidade de afastamento do trabalho.
Ainda assim, muitos pacientes deparam-se com situações muito frustrantes ao passar pelo médico perito do INSS, em que profissionais subestimam o estado de saúde de pacientes psiquiátricos já que fazem uma análise superficial do caso. A resposta do INSS é a negativa do benefício, acarretando no total desamparo do trabalhador doente.
Nessas situações é fundamental que a parte procure assessoria jurídica especializada para pleitear o benefício por incapacidade judicialmente, com a realização de nova perícia, possibilitando a constatação do real quadro de saúde do segurado e seu afastamento com conforto financeiro.
Quer saber mais? Consulte nossos especialistas e informe-se melhor. O link está na bio.
Comments