Servidor público pode contribuir para o INSS?
- Braga & Lopes Advocacia
- 30 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Muitos servidores públicos desejam contribuir para o INSS a fim de se aposentarem pelo Regime Geral, ainda que já tenham outra aposentadoria pelo Regime Próprio.
Contudo, para que essas contribuições sejam reconhecidas e gerem efeitos jurídicos, e portanto, uma possível aposentadoria no futuro, é fundamental que algumas regras sejam respeitadas.
A primeira delas: não é possível contribuir como facultativo. Isso porque existe expressa previsão legal vedando a contribuição nessa modalidade.
Somente é possível contribuir se o servidor público for um segurado obrigatório: ou seja, se ele exercer alguma atividade remunerada além do trabalho para o órgão que está vinculado. Nesses casos, ele é considerado um segurado obrigatório e pode contribuir como contribuinte individual, por exemplo.
Mas fique atento: essa outra atividade não pode ser incompatível à função exercida no serviço público, sob pena de violação à lei e a Constituição. Então se informe sobre as regras específicas para a sua situação antes de iniciar as contribuições ao INSS.
Comments